Próteses

Odonto Gavea

As próteses permitem solucionar o problema da falta de um ou mais dentes mediante a utilização de estruturas fixas ou removíveis pelo paciente. O tipo de prótese indicada para um paciente vai depender do número de dentes faltantes e do fator econômico que pode ser determinante na escolha da solução. A não reposição de dentes perdidos, utilizando uma prótese, pode acarretar uma série de complicações, entre as quais: modificação na mordida, desconforto na articulação, problemas estéticos, perda da autoestima e problemas digestivos.

Dispomos na Odonto Gávea dos seguintes tipos de próteses:

Prótese Total

As Próteses totais são conhecidas pelo nome de dentaduras permitem substituir os dentes ausentes, podendo ser retiradas e recolocadas na boca pelo paciente. As próteses totais da Clínica Odonto Gávea permitem uma aparência mais natural e com maior conforto para o paciente. As nossas próteses são feitas em laboratório de forma personalizada para cada paciente a partir de moldes tirados de sua boca. A prótese total deve se acomodar confortavelmente na boca do paciente, por esta razão é comum a necessidade de se voltar ao Dentista para realizar determinados ajustes na prótese.

Os nossos dentistas irão analisar o caso específico do paciente e definirão o tipo de prótese ideal a ser usado:

  • Prótese Total Definitiva: a prótese total convencional é colocada na boca do paciente depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses durante os quais você poderá ficar sem dentes.
  • Prótese Total Imediata: a prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. O dentista faz as medidas e as moldagens dos ossos maxilares durante a consulta. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Quando bem cuidada, a prótese total tem uma longa duração. O tempo ideal para se trocar uma prótese total (dentadura) é de no máximo 5 a 7 anos. O paciente deve higienizar diariamente sua prótese com uma escova dental macia. Também é indicado massagear a gengiva e o palato (céu da boca) para promover a circulação sanguínea e remover placas bacterianas aderidas à mucosa.

Prótese Parcial Fixa

protese fixaA Prótese Parcial Fixa é utilizada na substituição de um ou mais dentes ausentes permitindo a reabilitação do paciente para mastigar, falar e ter um sorriso mais bonito. As próteses fixas, como o próprio nome indica, não podem ser removidas pelo paciente. 

A Prótese Parcial Fixa pode ser dos seguintes tipos:

  • Prótese Fixa Unitária: quando for utilizada para a restauração parcial ou total da coroa de um dente
  • Prótese Parcial Fixa (ou ponte fixa): quando for utilizada na substituição de um ou mais dentes perdidos 

A Prótese Parcial Fixa é recomendada quando ocorrer uma das seguintes situações:

  • necessidade de uma melhor estética no sorriso do paciente
  • necessidade de restaurar dentes com tratamento de canal, dentes muito comprometidos ou repor dentes perdidos
  • melhorar o bem-estar do paciente devolvendo a função mastigatória
  • proteger um dente enfraquecido por fraturas ou restaurar um dente fraturado
  • cobrir um dente descolorido, deformado ou que tenha sofrido um tratamento de canal

O dentista faz um molde exato para a confecção da coroa no Laboratório e escolhe a cor exata da coroa para combinar com os demais dentes naturais do paciente. Uma coroa ou prótese provisória será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto a coroa ou prótese fixa definitiva estará sendo feita pelo laboratório. Quando a prótese definitiva estiver pronta, a coroa temporária será removida para que a nova seja cimentada sobre o dente já preparado.

Prótese Parcial Removível

protese parcial removivelÉ uma armação metálica com dentes artificiais que o paciente insere na boca para preencher lacunas com falta de dentes. Embora removível, ela é seguramente encaixada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes e, ainda, por meio do apoio da gengiva.
As Próteses Móveis podem ser dos seguintes tipos:

  • Próteses definitivas: possuem uma estrutura metálica com grampos e apoios
  • Próteses provisórias: possuem uma estrutura com resina acrílica.

O dentista faz inicialmente os moldes das arcadas dentárias do paciente que são montados em articuladores profissionais para a montagem dos dentes de maneira que respeite a oclusão (mordida) do paciente. Após a confecção dos moldes o Dentista envia para o Laboratório fazer as armações metálicas. Após o recebimento da armação metálica, será realizada pelo dentista a instalação e o ajuste da armação metálica, para incluir os dentes definitivos e fazer os ajustes finais. Os dentes utilizados são feitos em resina acrílica especial. É importante ressaltar que a ponte móvel tem uma durabilidade curta e pode apresentar instabilidade, dessa forma a colocação da prótese definitiva é fundamental para o sucesso do tratamento.

Após a instalação da Prótese Parcial Removível, ela deverá se encaixar na boca sem machucar o paciente, por esta razão é comum ter sessões no dentista para realizar determinados ajustes. É comum a necessidade de um período de adaptação com a nova prótese, havendo necessidade de reaprender a falar e se alimentar com a prótese.

A prótese deve ser higienizada diariamente com escova dental macia sendo também indicado massagear a gengiva e o céu da boca (palato) para promover a circulação sanguínea e remover placas bacterianas aderidas à mucosa. Quando fora da boca, a prótese deve ser guardada em um recipiente com água, evitando assim que a prótese fique ressecada e quebre facilmente.

Entre em Contato!

Ligue agora nos telefones (11) 2635-2264  (Unidade Vila Maria) e (11) 2631-2506 (Unidade Jardim Brasil) e agende uma consulta de avaliação. Você pode se beneficiar já dos nossos tratamentos odontológicos!

facebook

 

instagram


INVISTA EM VOCÊ!

 

Um sorriso saudável e atraente rejuvenesce a sua face, aumenta a sua auto-estima,  possibilita   uma melhoria nas suas relações interpessoais e  faz você se sentir física e mentalmente melhor. Este conjunto de benefícios potencializa uma sensível  melhoria do seu desempenho em todas as áreas de sua vida.

Você sabia que muitos dos nossos ídolos de sucesso tem sorrisos perfeitos graças à realização de tratamentos odontológicos estéticos! Isto  não é mais privilégio apenas das celebridades! Atualmente estes tratamentos  passaram a ser uma realidade ao seu alcance. Isso foi possível com o avanço da odontologia e utilização de modernas técnicas, aparelhos e materiais odontológicos.

Faça contato conosco pelos telefones (11) 2635-2264  (Unidade Vila Maria) e (11) 2631-2506 (Unidade Jardim Brasil) e solicite uma avaliação da saúde dos seus dentes e da estética do seu sorriso!

 

 

Clínica Odonto Gávea - Matriz

CRO 8025

Técnica Responsável: 

Dra. Carla Roberta de Sanctis Zanella

CRO 78140

Rua da Gávea, 870 - Vila Maria

São Paulo - SP

Telefone (11) 2635-2264

 

 

 

 

 

Copyright © 2019

Clínica Odonto Gávea

 

 

 

 

 

Clínica Odonto Gávea - Filial

CRO 16172

Técnica Responsável:
Dra. Elaine Cristina da Cunha

CRO 95275

Avenida Roland Garros, 1242 - Jardim Brasil

São Paulo - SP

Telefone (11) 2631-2506